Páginas

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Hora de ir para a escola.


Você sabia que de 2000 para 2010 houve um expressivo aumento na freqüência à creche ou escola de crianças até 5 anos de idade? De acordo com os resultados da amostra do Censo 2010, no grupo de 0 a 3 anos, o crescimento foi de 9,4% para 23,5%. E no grupo de 4 ou 5 anos, 51,4% das crianças estavam freqüentando a escola em 2000 e 80,1% em 2010.


Em relação às idades entre 6 e 14 anos, 96,7% frequentavam escola em 2010; 1,3% nunca frequentou escola ou creche, e 2,0% não frequentavam, mas já haviam frequentado. Em 2010, 966 mil crianças e adolescentes desse grupo estavam, portanto, fora da escola. A região com o pior desempenho foi a Norte. Lá, 6,1% não freqüentaram a escola nesse ano. Já a região sul apresentou o melhor resultado: apenas 2,5% de 6 a 14 anos não foram para a escola.


Pela Lei nº 9.394, a creche deve ser oferecida às crianças de até 3 anos de idade e as crianças de 4 ou 5 anos devem freqüentar a pré-escola. Esse período de 0 a 5 anos é conhecido como Educação Infantil. Já o ensino fundamental começa aos 6 anos e tem duração de 9 anos, ou seja, a criança deveria cursar a última série aos 14 anos de idade.

8 comentários:

  1. Em 2010 a frequência de crianças sendo alfabetizadas aumentou, isso é muito bom para nosso país. 2bjs

    ResponderExcluir
  2. Gostei! E com o gráfico deu para entender muito bem o que o texto
    estava falando. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Mesmo com o aumente de crianças matriculadas, o que deveria mudar é a aplicação do estudo, as escolas estão deixando a desejar, as escolas publicas nem chegam a competir com escolas particulares, é um assunto que deve ser discutido no senado.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom saber que nossas crianças estão se alfabetizando, se interessando pelos estudos. Porém é muito ruim ver também que uma taxa considerável ainda está sem frequentar a escola, o governo deveria fazer escolas e creches, porque famílias humildes precisam trabalhar e saber que estão deixando seus filhos em um lugar seguro.

    ResponderExcluir
  5. Esperemos que o numero de frequência de alunos nas creches e escolas aumente a cada dia mais

    ResponderExcluir
  6. Que bom que o numero de crianças tenha aumentado, nosso pais esta precisando de pessoas qualificadas para o mercado de trabalho !

    ResponderExcluir